Google+ Followers

Seguidores

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Sugestões de atividades para intervenção psicopedagógica

Letras móveis (mesmo a criança que apresenta movimentos limitados, para a escrita, pode ser alfabetizada; neste caso o uso da tecnologia também é uma boa estratégia)

Sopa de letrinhas Memória sequencial (também para o conhecimento das cores e figuras geométricas)

Jogos voltados para a alfabetização (desde que a criança esteja pronta para ser alfabetizada, ou seja, tenha desenvolvido as habilidades motoras e cognitivas necessárias para tal)

Atividades de pintura, com recursos variados, para conhecimento das cores, incentivo à criatividade, desenvolvimento das habilidades motoras manuais, atenção e concentração
                                  
   Jogo (quebra-cabeça) para atenção, concentração e raciocínio

Jogos de encaixe para desenvolvimento das habilidades motoras manuais

Jogo para discriminação de semelhanças e diferenças, atenção, concentração, memória e ampliação de repertório

Jogos de tabuleiros, que atualmente podem ser substituídos por cartas

Esses jogos devem ser utilizados levando em consideração o nível cognitivo da criança e sua necessidade; são fantásticos, pois auxiliam no raciocínio lógico e dedutivo, atenção, concentração, memória, comunicação, leitura e compreensão, soluções de questões do cotidiano, interação com o grupo dentre outros.




 Fonte: A aprendizagem e suas dificuldades

12 comentários:

  1. Boa tarde Silvana,
    Estou encantada com seu site, tão rico de informações como de uma beleza impar. Estou a vários dias pesquisando na internet. Pois estou me preparando para abrir um espaço de atendimento Psicopedagogico. Fiz o Magistério, Pedagogia e Psicopedagogia Clinica e institucional, Tenho 45 anos e sempre me dediquei ao socil, trabalhando em ONGs.Seu site será uma benção. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Fa, assim como você, pesquiso muito, e quando comecei tive o apoio de uma grande Psicopedagoga Valéria, realizei cursos e a compra de meu material, está no blog seu link, fico muito feliz em colaborar com todas, muito grata pela sua presença!Vá em frente, não desista, que Deus abençoe sua vida!

    ResponderExcluir
  3. Silvana,
    Parabéns pela iniciativa. Ainda estou cursando psicopedagogia e por isso, talvez, eu tenha muitas dúvidas com relação às práticas interventivas, em especial, diagnóstico. Portanto, considero sua atitude uma verdadeira benção nesta caminhada.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Ainda estou cursando psicopedagogia, e estou no estágio clinico e agarro muitas ideias suas,muito bom ter seu blog como pesquisa. Sei que preciso estudar muito e de bastante material para a realização do meu trabalho. Amei seu site, tenho ele na pagina dos meus favoritos.
    Silvana Pires

    ResponderExcluir
  5. Silvana estou concluindo o estágio clínico e agora gostaria de receber sugestoes para a intervençao pois a minha cliente gosta muito de pintar com tinta guache.amei o seu site, beijo ,Eurenice

    ResponderExcluir
  6. oi...a tempos procuro por um blog tão informativo como o seu...encontrei...obá!
    poderia me ajudar por gentileza: meu filho 14 anos é um menino brilhante,muito inteligente e carinhoso (embora me refiro ao um adolescente que tem seus momentos aborrecentes tb )....bem, o que acontece que não sei o que acontece ´por 3 vezes ele repetiu de ano...não sei o que fazer.por favor me ajude.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou da área, mas é recomendado procurar um psicopedagogo(a) que vai analisar o caso e se necessário, encaminhá-lo para um psicólogo, por exemplo.
      Sérgio

      Excluir
  7. parabéns pelo blog.. estou iniciando como psicopedagoga, e vc tras informações riquissímas.. obrigada.. estou te seguindo

    ResponderExcluir
  8. Estou fazendo Psicopedagogia, e achei o seu site riquíssimo em informações. Já te convidei no face pra ficar sempre antenada.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo blog.Abri meu consultório a pouco tempo e amei ver os seu blog,amei tudo que vi,mts informações valiosas.

    ResponderExcluir
  10. silvana vc tem facebook, gostaria de conversar com vc, adorei seu blog, parabéns

    ResponderExcluir
  11. Ola Silvana, estou em seu site pq meu filho de 4 anos registra td mentalmente mais nao quer passar no papel, nem a letra o do nome ele quer fazer, ele conhece td fala td, mais quando chega na hora de pintar algum desenho ou fazer copia de alguma letra, ele nao faz. Se vc puder me ajudar agradeço.

    ResponderExcluir